segunda-feira, março 03, 2008

O País das 50 000 Fundações – E se a mania pega?

Um pequeno país, o Liechtenstein, com apenas 34 250 habitantes é um paraíso fiscal com 50 000 Fundações.
Para este paraíso terreno, entre a Suiça e a Áustria, convergem os dinheiros dos negócios europeus, “limpos e isentos de impostos”.
Os milhões de euros de vários clientes são transferidos entre os bancos nacionais europeus para os bancos do Liechtenstein, onde são abertas contas numeradas, não identificadas. Uns meses mais tarde, conhecido o montante que cabe a cada um, este é transferido para uma Fundação, também “numerada”, criada para o efeito. Só o banco e o cliente sabem a quem pertence a dita Fundação.
Os implicados neste jogo de fuga ao fisco são às centenas, tanto na Alemanha como em Itália e em Espanha. Todos ligados ao Urbanismo e à Construção Civil. E em Portugal, também não há?
Isto tudo veio a público porque os serviços secretos alemães compraram um DVD carregado de informação bancária confidencial a um funcionário “delator”, que ganhou uma pequena fortuna.
E se esta mania pega?
E se os cidadãos europeus exigirem conhecer os nomes dos políticos implicados? Quais serão as consequências políticas nos próximos escrutínios eleitorais naqueles países?
Leiam tudo no El País (www.elpais.es) de 1, 2 e 3 de Março 2008